No Brasil existem poucos cães-guia. A proporção é de um animal para pouco mais de cinco mil deficientes visuais. Para ajudar as pessoas que precisam do auxilio desses animais, o Instituo IRIS faz a doação de cães-guia.

A ONG, que tem sede em São Paulo, é responsável pelo treinamento de um terço de todos os animais do país. Ela prepara os cães para a missão de guiar os deficientes visuais. Um trabalho que exige muita técnica e dedicação. Muitos cães vêm dos Estados Unidos e por isso os comandos são tanto em inglês quanto em português. O treinamento dura em torno de dois anos.

Os animais aprendem principalmente a andar em linha reta e não se distrair com nada. Outro desafio é desviar dos obstáculos. Os cães são treinados e não podem ser comercializados. Eles são doados para quem precisa dessa ajuda tão importante.

A estimativa é de que existam apenas 100 cães-guia em todo o país. Um número muito pequeno já que, desde 1995, a lei assegura às pessoas com deficiência visual o direito de entrar e ficar com o cão-guia guia no transporte público e em locais de uso coletivo, como restaurantes e teatros.


Quer Mais?

Essas e muitas outras novidades em nossa página no Facebook.