Os Parklets são áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde antes havia vagas de estacionamento de carros. É uma intervenção urbana temporária para utilização de um espaço urbano de forma democrática.

Em São Paulo a prefeitura regulamentou a implantação de parklets para harmonizar e democratizar o uso da rua.

Trata-se de uma ampliação temporária do passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma sobre a área antes ocupada por automóveis na via pública, equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sol, aparelhos de exercícios físicos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas.

Ao mesmo tempo em que restringem o estacionamento dos carros, os parklets permitem o uso do espaço de forma democrática, permitindo à comunidade construir seu próprio local de convívio, melhorando a paisagem urbana e transformando esses espaços em lugares melhores para se viver e conviver.

Os primeiros parklets foram construídos em San Francisco, nos Estados Unidos, buscando-se criar ambientes mais amigáveis para pedestres e ciclistas.


Quer Mais?

Essas e muitas outras novidades em nossa página no Facebook.